"PONTE INTERNACIONAL" foi tema principal da Assembléia Geral da AMM

Assembléia ocorreu no Parque da FENAMILHO


Santo Ângelo foi sede na manhã da última sexta-feira (5) da Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), reunindo prefeitos e autoridades de 26 municípios que formam a Associação na Fenamilho Internacional.  Conforme o presidente da Feira e vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse, “além de ser uma feira multissetorial, que promove negócios, cultura, entretenimento e gastronomia, a Fenamilho também se apresenta como um instrumento na busca de soluções para os problemas de nossos municípios”. Entre as dificuldades, foi apontado a luta dos gestores municipais pela reforma no valor repassado aos municípios através do Pacto Federativo, que estabelece a divisão dos impostos arrecadados no país entre municípios (15%), Estado (25%) e União (60%). “Temos a maior responsabilidade sobre os munícipes e recebemos o menor recurso. Precisamos de mais para poder atender a nossa população”, ressaltou.

Em 2017, a AMM completa 50 anos de atuação, e seu papel é promover o desenvolvimento regional. No final deste mês, a entidade será homenageada na Assembleia Legislativa do Estado, recebendo a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção destinada a pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Pautas

Entre os principais assuntos da pauta do encontro mensal, esteve a composição da Comissão Mista Binacional Pró-Ponte Porto Xavier (Brasil) – San Javier (Argentina), integrada por representantes dos dois países, com o objetivo de trabalhar ações conjuntas em defesa da construção da ponte internacional na região das Missões/Porto Xavier e em San Javier. Este tema foi explanado pelo Secretário de Desenvolvimento Turismo e Mercosul Ovidio Kaiser que destacou a que a Ponte internacional deverá ter um novo conceito da obra, concebida agora como " Ponte Monumento " com inserção dos Símbolos Missioneiros.

Segurança nos 26 municípios missioneiros, cinquentenário da AMM, cirurgias no Hospital Santo Ângelo, projeto Missões pela Vida, Marcha dos Prefeitos a Brasília, demandas do turismo, entre outros assuntos foram debatidos na reunião, coordenada pelo presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori. Também estiveram presentes no evento o presidente da Fiergs, Heitor Müller e o secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, André Kryszczun.